Coordenador : Geraldo Renato de Paula
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392402.2206.79743.05042023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Farmácia
Local de atuação: Faculdade de Farmácia da UFF.
Objetivo
O projeto tem como objetivo restabelecer a parceria com o Colégio Estadual Guilherme Briggs visando à conscientização dos alunos de ensino médio quanto ao aumento das possibilidades permitido pelo conhecimento científico no desenvolvimento das ciências e de suas próprias vidas, vivenciando a ciência no laboratório. Os objetivos serão obtidos através realização das atividades desenvolvidas nas oficinas práticas nas áreas de microbiologia, tecnologia de alimentos, tecnologia farmacêutica, toxicologia e farmacognosia.
Resumo
O Colégio Estadual Guilherme Briggs (CEGUIB) oferece Ensino Fundamental (6o ao 9o ano), Ensino Médio Inovador e Ensino Médio de Nova Geração ambos em horário integral; acolhendo a uma média de 780 estudantes moradores das comunidades Souza Soares, Beltrão, Viradouro e adjacências, localizado em Niterói, em uma região considerada violenta. Esse projeto representa um esforço entre a Faculdade de Farmácia da UFF e o Colégio Estadual Guilherme Briggs para estimular a curiosidade científica do alunato através de desenvolvimento técnico e conhecimentos que acrescentarão em seu futuro perspectiva profissional e pessoal mais promissor. Para tal, os alunos participaram de oficinas nos laboratórios de aula práticas da Faculdade de Farmácia nas mais diversas áreas como: análise microbiológica ambiental e técnicas de biologia molecular, análise microbiológica e conservação de alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas, tecnologia farmacêutica e cosméticos; farmacognosia - extração de compostos de origem vegetal, avaliação toxicológica de exposição a agrotóxicos. Assim, as técnicas apresentadas nesse projeto permitirão ao educando conhecer algumas áreas de atuação do profissional farmacêutico. Através dessa abordagem objetivamos também desmistificar a universidade pública, demonstrando que todos tem direito ao acesso ao ensino superior de qualidade e que esse é fator determinante para o desenvolvimento social e pessoal. Isto poderá levar o educando a questionar o seu papel na sociedade e até mesmo no desenvolvimento da sua comunidade, e através do efeito multiplicador, abrindo perspectivas para mudanças de paradigmas.